O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o transporte no Brasil. Em especial, dois setores: o agronegócio e o e-commerce. A safra de grãos, que iniciou em setembro de 2019 e terminou em setembro de 2020, alcançou um recorde de 257,8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 4,5% em relação ao último ciclo. Já o e-commerce cresceu 47% apenas no primeiro semestre desse ano, a maior alta em 20 anos do mercado.
Ao mesmo tempo, o setor de transporte de cargas também sofreu prejuízos, uma vez que as indústrias responsáveis por gerar insumos para o setor de transporte tiveram queda na sua produção. O resultado disso foi o aumento de 18% no preço de pneus, falta de peças para repor durante a manutenção dos caminhões e os próprios veículos sendo vendidos por um preço 20% maior em relação ao ano anterior.
Por causa desses pontos negativos no setor, muitas transportadoras investiram em veículos usados, o que prejudica a eficiência do transporte e gera mais custos. Isso atinge consequentemente o bolso dos embarcadores, que ficam com mais dificuldade para encontrar serviços de frete por um preço justo e com a qualidade de transporte desejada.
É nesse cenário desfavorável para os gestores que surge a necessidade de selecionar os melhores parceiros logísticos para suprir suas necessidades de transporte e distribuição. Diante disso, a tecnologia entra como uma grande aliada, oferecendo ferramentas que comparam cotações instantâneas, realizam contratações on-line, solicitam coletas via aplicativo e ainda auditoram documentos com foco na redução de custos.
Redução de 11% nos custos com transporte terceirizado
Essas e outras funções podem ser potencializadas pela funcionalidade de auditoria de frete, que é facilmente encontra nas plataformas de otimização. Essa função pode ser descritas em três etapas.
Com a verificação de documentos em três etapas, mais as opções de cotações on-line e o diagnóstico da operação, é possível ter uma economia de 11% nos custos com o transporte terceirizado.
Em momentos incertos da economia, a ferramenta tem sido um dos maiores investimentos para as empresas que decidem terceirizar o transporte das suas mercadorias sem abrir mão de economia e qualidade logísticas.