Como encontrar fretes com o melhor custo x benefício


11/01/2021

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para o transporte no Brasil. Em especial, dois setores: o agronegócio e o e-commerce. A safra de grãos, que iniciou em setembro de 2019 e terminou em setembro de 2020, alcançou um recorde de 257,8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 4,5% em relação ao último ciclo. Já o e-commerce cresceu 47% apenas no primeiro semestre desse ano, a maior alta em 20 anos do mercado.

Ao mesmo tempo, o setor de transporte de cargas também sofreu prejuízos, uma vez que as indústrias responsáveis por gerar insumos para o setor de transporte tiveram queda na sua produção. O resultado disso foi o aumento de 18% no preço de pneus, falta de peças para repor durante a manutenção dos caminhões e os próprios veículos sendo vendidos por um preço 20% maior em relação ao ano anterior.

Por causa desses pontos negativos no setor, muitas transportadoras investiram em veículos usados, o que prejudica a eficiência do transporte e gera mais custos. Isso atinge consequentemente o bolso dos embarcadores, que ficam com mais dificuldade para encontrar serviços de frete por um preço justo e com a qualidade de transporte desejada.

É nesse cenário desfavorável para os gestores que surge a necessidade de selecionar os melhores parceiros logísticos para suprir suas necessidades de transporte e distribuição. Diante disso, a tecnologia entra como uma grande aliada, oferecendo ferramentas que comparam cotações instantâneas, realizam contratações on-line, solicitam coletas via aplicativo e ainda auditoram documentos com foco na redução de custos.

 


Redução de 11% nos custos com transporte terceirizado

Essas e outras funções podem ser potencializadas pela funcionalidade de auditoria de frete, que é facilmente encontra nas plataformas de otimização. Essa função pode ser descritas em três etapas.

  1. Na primeira, o sistema compara o valor do CTe emitido pela transportadora com o valor disponível na tabela de frete que o embarcador tem cadastrada no sistema.
  2. Já na segunda etapa, o sistema compara a fatura gerada pela transportadora com o mesmo CTe verificado anteriormente.
  3. Na terceira e última etapa, o sistema destaca na tela de desempenho as entregas não realizadas, tendo como base a falta de registro da ocorrência, a qual deve ser feita pelo motorista. Assim, se é informado que uma determinada entrega não foi efetuada, o embarcador fica ciente para entrar em contato com o transportador a fim de saber o que aconteceu.

Com a verificação de documentos em três etapas, mais as opções de cotações on-line e o diagnóstico da operação, é possível ter uma economia de 11% nos custos com o transporte terceirizado.

Em momentos incertos da economia, a ferramenta tem sido um dos maiores investimentos para as empresas que decidem terceirizar o transporte das suas mercadorias sem abrir mão de economia e qualidade logísticas.

 

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