Enfrentar o desafio dos acidentes em estradas e rodovias do Brasil não é uma questão simples e, ao mesmo tempo, trata-se de uma demanda que pede urgência. De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional de Trânsito), só em 2022, mais de 64 mil acidentes foram registrados no país — desses, 82,1% deixou vítimas, incluindo mortos e feridos.
Em termos gerais, o Brasil ocupa a preocupante posição de 3º país com o maior número de mortes no trânsito, conforme relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde). E, quando observamos as razões para esse trágico cenário, não é difícil perceber a necessidade de um programa de conscientização envolvendo os mais diversos elos da cadeia logística nacional.
Segundo um estudo da Polícia Federal, por exemplo, muitos dos acidentes estão relacionados com fatores de saúde, falhas humanas e condições de trabalho dos motoristas – incluindo a falta de sono, cansaço e a consequente dificuldade de se concentrar que, por sua vez, gera respostas lentas ao volante e são um dos principais motivadores de acidentes nas estradas.
Para contribuir com a transformação desse cenário, a MundoLogística está lançando oficialmente a campanha “Estradas do Futuro”, uma iniciativa que conta com patrocínio da nstech, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Por meio da campanha, o intuito é unir os diferentes atores da cadeia logística nacional, difundindo conteúdos educacionais que tragam tanto visibilidade para a pauta da segurança no transporte rodoviário, quanto práticas e divulgação de soluções que possam colaborar com a capacitação e proteção de motoristas.
"Não podemos mais conviver e aceitar esse cenário aterrador nas nossas estradas. É por essa razão que nós, da MundoLogística, nos apropriamos ainda mais do nosso papel fundamental de transmitir conteúdo relevante e de qualidade para engajar a comunidade logística nacional, na busca pela mudança de um contexto que gera custos para empresas e para o Estado Brasileiro, afeta a competitividade da cadeia de negócios do país e, acima de tudo, põe a vida de motoristas em risco. É possível e urgente transformarmos esse panorama com esforços conjuntos", ressaltou Marco Guapo, editor-chefe e CEO da MundoLogística.
Nesse sentido, a Estradas do Futuro está centrada em seis pilares principais:
Para tanto, além dos conteúdos divulgados nos canais da MundoLogística, dos patrocínios e apoios oficiais, buscamos a parceria de outros veículos de comunicação, associações (públicas e privadas), empresas logísticas e entidades técnicas, com o objetivo de engajar toda a sociedade brasileira em um processo de mudança cultural amplo e positivo para todos os entes da economia brasileira.