FREE FLOW: PEDÁGIO SEM CANCELA SERÁ TESTADO NA RODOVIA AYRTON SENNA, EM SÃO PAULO


22/04/2022

O sistema free flow (“fluxo livre”, em português), caracterizado pela passagem livre de veículos nos pontos de cobrança de pedágio, será testado na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo. Por meio de pórticos com câmeras de monitoramento, que substituirão as cancelas e os pontos físicos de cobrança, a cobrança aos motoristas será feita de acordo com a distância percorrida.

 

O objetivo do projeto é a melhoria do fluxo e a geração de uma tarifa mais justa. Além disso, a promessa é que o free flow também traga mais segurança nas estradas com pedágio.

 

Para a implementação, os pontos físicos de cobrança serão extintos. Para substituí-los, serão instalados câmeras, sensores e antenas que operam em condições adversas de visibilidade. Quando o veículo passar pelos pórticos, as câmeras farão a leitura das imagens frontais e traseiras, capturando as placas. Enquanto isso, um scanner a laser identificará o dimensionamento em tempo real.

 

Será fará leitura de características como altura, largura, comprimento e velocidade, bem como a verificação do trajeto percorrido. Enquanto isso, as antenas de identificação e as câmeras de monitoramento complementarão as informações. Por fim, os administradores farão o envio para um sistema central que recebe os dados e calcula a tarifa de pedágio, de acordo com a distância percorrida.

 

O sistema já é utilizado em mais de 20 países, como Austrália, Canadá, Portugal, Israel e Noruega. Na América do Sul, o Chile foi pioneiro, implementando o free flow em 2004.

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