Quase metade das empresas frotistas ainda não conhecem o pedágio free flow


30/10/2023

Pesquisa realizada pela Sem Parar Empresas no último mês de setembro, com 1.239 clientes – empresas de frotas leves e pesadas – mostra que 95,7% ainda não usaram o free flow, o novo sistema de pagamento automático de pedágio.

 

O porcentual de motoristas que sequer conhecem a nova tecnologia foi de 45,7%. O novo sistema de pedágio está em funcionamento desde março no país em apenas três trechos da BR 101 (Rio-Santos): Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.

 

De acordo com os dados, tanto os motoristas de empresas frotistas que já usaram como os que ainda não tiveram oportunidade de utilizar o free flow consideram positiva a tecnologia pela sua agilidade, melhorando a fluidez das vias, além de sua praticidade e comodidade.

 

A pesquisa da Sem Parar Empresas mostrou, ainda, que entre as empresas frotistas que já ouviram falar sobre o novo sistema de pedágio (54,3%), a maioria se informou pelas redes sociais (37,4%) e pela televisão (25%), seguido por sites/blogs (19%), jornais, rádio e revistas (10,6%), por amigos/conhecidos (4,7%) e por terem visto em países do exterior (3,3%).

 

FREE FLOW

O sistema de pedágio sem cancelas permite que os veículos sejam identificados e tarifados sem necessidade de o motorista parar ou diminuir a velocidade nas praças de pedágio, o que resulta em economia para as empresas frotistas e ainda auxilia em questões de sustentabilidade (ESG).

 

Conforme levantamento da Sem Parar Empresas, um caminhão pode economizar até 800 mililitros de diesel – o equivalente a R$ 5,00 – passando pelo free flow ao invés das praças de pedágio convencionais.

TwitterFacebookGoogle+